top of page

A deficiência de vitamina B12 pode ser sorrateira e prejudicial

Matéria em parceria com a Essentia Pharma


Quão danoso pode ser ter pouca vitamina B12 disponível? Considere o seguinte: ao longo de dois meses, um homem de 62 anos desenvolveu dormência e uma sensação de “agulhadas” nas suas mãos, teve dificuldade para andar, sentiu fortes dores nas articulações, começou a ficar amarelo e ficou progressivamente com falta de ar. A causa foi a falta de vitamina B12 em sua corrente sanguínea, de acordo com um relato de caso do Massachusetts General Hospital, afiliado à Harvard, publicado no The New England Journal of Medicine. Poderia ter sido pior — uma deficiência grave de B12 pode levar à depressão profunda, paranóia e delírios, perda de memória, incontinência, perda de paladar e olfato e muito mais.


ree

Por que a B12 é importante

O corpo humano precisa de vitamina B12 para produzir glóbulos vermelhos, nervos, DNA e realizar outras funções. Como a maioria das vitaminas, a B12 não pode ser produzida pelo organismo. Em vez disso, deve ser obtida a partir de alimentos ou suplementos. Em geral, um adulto médio deveria obter 2,4 microgramas por dia.

E é aí que reside o problema: algumas pessoas não consomem alimentos ricos em B12 de maneira suficiente para atender às suas necessidades, enquanto outras não conseguem absorver o suficiente, não importa o quanto ingerem. Como resultado, a deficiência de B12 é relativamente comum, especialmente entre os adultos mais velhos.

Você está em risco de deficiência?

Existem muitas causas para a deficiência de vitamina B12. Surpreendentemente, duas delas ocorrem através de práticas frequentes para melhorar a saúde: a dieta vegetariana e a cirurgia para perda de peso [bariátrica].

As plantas não produzem vitamina B12. Os únicos alimentos que a fornecem são carnes, ovos, laticínios e outros alimentos de origem animal. Vegetarianos e veganos estritos correm alto risco de desenvolver uma deficiência da vitamina se não comerem cereais fortificados ou se não se suplementarem. As pessoas que fazem cirurgia para perda de peso também são mais propensas a ter baixos níveis de B12 porque o procedimento interfere na capacidade de o corpo extrair a vitamina dos alimentos.

Condições que interferem na absorção de nutrientes, como doença celíaca ou de Crohn, podem também dificultar uma boa obtenção de B12. O mesmo pode acontecer com o uso de medicamentos comumente prescritos para azia, que reduzem a produção de ácido estomacal (o ácido é necessário para absorver a B12). Portanto, um alerta para pessoas mais velhas devido à redução na produção de ácido no estômago que geralmente ocorre com o envelhecimento.

Sintomas da deficiência

A deficiência de vitamina B12 pode demorar a se desenvolver, fazendo com que os sintomas apareçam gradualmente e se intensifiquem ao longo do tempo. No entanto, a deficiência também pode ocorrer de forma relativamente rápida. Dada a variedade de sintomas da deficiência, a condição pode ser negligenciada ou confundida com outra coisa. Os sintomas da sua deficiência podem incluir:

  • sensações estranhas, dormência ou formigamento nas mãos, pernas ou pés

  • dificuldade em andar (cambalear, problemas de equilíbrio)

  • anemia

  • língua inchada e inflamada

  • dificuldade de pensar e raciocinar (dificuldades cognitivas) ou perda de memória

  • fraqueza

  • fadiga

Embora um médico experiente possa notar os sintomas e ser capaz de detectar uma deficiência de vitamina B12 com uma boa entrevista e exame físico, é necessário um exame de sangue para confirmar a suspeita.

Seria uma boa ideia perguntar ao seu médico sobre a verificação do seu nível de B12 se você for vegetariano estrito, ter feito uma bariátrica ou estar com uma condição que interfira na absorção de nutrientes.

A detecção precoce e o tratamento são importantes. Sem tratamento, a deficiência pode causar graves problemas neurológicos e doenças do sangue.

Aumentando a sua B12

Uma deficiência grave de vitamina B12 pode ser corrigida de duas maneiras: através de injeções semanais ou cápsulas diárias com alta dose de B12. Já uma deficiência leve pode ser corrigida com um multivitamínico padrão.

Geralmente, a deficiência pode ser evitada. Se você é um vegetariano estrito ou vegano, é importante comer pães, cereais ou outros alimentos fortificados com a B12 ou tomar um suplemento diário. Seis microgramas é mais do que suficiente para cobrir a necessidade diária do corpo médio.

O que a vitamina B12 não faz

A Internet está cheia de artigos elogiando o uso da B12 para prevenir a doença de Alzheimer, doenças cardíacas e outras condições crônicas ou para reverter a infertilidade, fadiga, eczema e uma longa lista de outros problemas de saúde. A maioria é baseada em evidências pobres ou enganosas.

Tome a doença de Alzheimer como exemplo. Embora haja uma relação entre baixos níveis de B12 e declínio cognitivo, estudos clínicos – incluindo aqueles envolvendo pessoas com Alzheimer – não mostraram melhora na função cognitiva, mesmo com doses tão altas quanto 1.000 microgramas por dia.

Por enquanto, é melhor obter a vitamina B12 em dose suficiente para prevenir uma deficiência e não considerá-la como um remédio para o que o aflige.

Copyright 2022 pela Harvard University. Para termos de uso, consulte https://www.health.harvard.edu/terms-of-use. Copyright 2022 pela Harvard University. Para mais informações veja https://www.health.harvard.edu/terms-of-use Essentia Group é o único responsável pela precisão e adequação desta tradução.


 
 
 

Comentários


bottom of page