A MÃE DE TODOS OS ANTIOXIDANTES: O QUE É E COMO ATUA A GLUTATIONA
- Essential Nutrition
- 14 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Matéria em parceria com a Essential Nutrition
A glutationa é o antioxidante mais abundante no sistema de combate aos radicais livres. Ela também tem papel ativo na recuperação celular e na eliminação de toxinas. Saiba mais sobre a glutationa, que é considerada a “mãe de todos os antioxidantes”.

O que é a glutationa
A glutationa é uma molécula formada por três aminoácidos: cisteína, glicina e ácido glutâmico. Está presente na maioria das células do organismo, não apenas no meio intracelular como também no meio extracelular, atuando em diversos processos. Assim, sua deficiência é considerada um dos principais fatores que causam envelhecimento celular e redução da expectativa de vida.
Função antioxidante
Antioxidantes têm a capacidade de “doar” um de seus elétrons aos radicais livres e ainda continuarem estáveis. Assim, os radicais livres se tornam moléculas estáveis e acabam sendo eliminados, interrompendo o estresse oxidativo. A glutationa é o antioxidante não enzimático mais abundante no organismo.
Outras funções da glutationa
Além de combater os radicais livres, ela atua em diversos processos, como na eliminação de toxinas, no transporte de aminoácidos, na síntese de proteínas e na proteção do organismo contra radiações solares. Além disso, atua na proteção das células contra substâncias cancerígenas e participa do combate aos sinais de envelhecimento.
Estudos recentes apontam também para uma participação importante da GSH na regulação da morte celular programada.
Por que repor
A prática de atividades físicas intensas, a poluição do ar, a ingestão de alimentos com aditivos químicos, o estresse e a exposição ao cigarro e álcool. Todas essas condições podem levar a um aumento excessivo na produção de radicais livres, gerando um estresse oxidativo.
Este cenário, além do processo de envelhecimento e algumas doenças, pode reduzir sensivelmente o nível de glutationa no organismo. Ao mesmo tempo, restaurar o nível de glutationa é uma boa ferramenta para lidar com todos esses males.
Como repor a glutationa Uma opção para manter níveis adequados de glutationa é a ingestão de alimentos ricos em seus precursores: cisteína, glicina e glutamina. Entre estes alimentos estão o leite, o feijão, o repolho, o espinafre, a salsa, as oleaginosas e a cebola roxa. A proteína isolada do leite (whey protein) contém precursores desse poderoso antioxidante e pode ser ingerida na forma de suplemento alimentar. Da mesma forma, são encontrados suplementos de proteína vegetal com precursores da glutationa, uma boa alternativa indicada para veganos.
As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais ”
Comments