top of page

CAFÉ: SAUDÁVEL PARA O CORAÇÃO?

Atualizado: 30 de dez. de 2022

Matéria em parceria com a Essential Nutrition



Aqui está a dica de como o café pode afetar seu coração – e a melhor maneira de preparar e desfrutar dessa bebida aromática.


Muitas pessoas apreciam o café, não apenas pelo sabor, mas pelo estímulo que a cafeína oferece. Mas essa bebida escura e amarga na verdade contém mais de 1.000 compostos químicos diferentes, alguns dos quais parecem ter efeitos favoráveis em fatores ligados a doenças cardíacas. Além disso, vários estudos populacionais recentes associaram o consumo de café à longevidade – especificamente, a um menor risco de morte por doenças cardíacas.


O maior deles analisou mais de perto como os diferentes métodos de preparo podem influenciar o efeito do café no coração. De acordo com os autores do estudo, o café filtrado parece ser a melhor opção.


ree

Controvérsia do modo de preparo: café filtrado versus não filtrado

Pesquisadores noruegueses se perguntaram se o método de preparo de uma das bebidas mais populares do mundo tinha algum efeito sobre a mortalidade – em particular, mortes por doenças cardíacas. Então, realizaram um grande estudo observacional, que foi publicado online em 22 de abril de 2020 pelo European Journal of Preventive Cardiology. Aqui está o resumo dos resultados:


  • Participantes: Uma amostra representativa de 508.747 homens e mulheres noruegueses saudáveis com idades entre 20 e 79 anos.

  • Quando: Os participantes foram inscritos entre 1985 e 2003 e acompanhados por uma média de 20 anos.

  • Como: Os pesquisadores registraram o tipo e a quantidade de café que os participantes bebiam quando ingressaram no estudo, juntamente com outras variáveis relevantes, como seus hábitos de exercício, se fumavam, peso, pressão arterial e níveis de colesterol.

  • Principais descobertas: Tomar café filtrado foi associado a um risco 15% menor de morrer prematuramente por qualquer causa, em comparação com pessoas que não tomavam café.


Para doenças cardiovasculares, o café filtrado foi associado a um risco 12% menor de morte para homens e 20% menor risco de morte para mulheres, em comparação com nenhum café. No geral, o café não filtrado também foi associado a uma mortalidade ligeiramente menor (4% e 9% em homens e mulheres, respectivamente), em comparação com nenhum café. No entanto, entre os homens com mais de 60 anos, o café não filtrado foi associado a um risco ligeiramente maior de morte por doença cardiovascular.


“O café não filtrado, como o café da prensa francesa e o expresso, contém compostos que tendem a aumentar o tipo prejudicial de colesterol”, explica o Dr. Walter Willett, professor de nutrição e epidemiologia da Harvard T.H. Chan School of Public Health. Os compostos cafestol e caveol estão presentes na forma de gotículas oleosas ou no pó que flutua no café. O uso de um filtro de papel ou pano retém e remove esses compostos. No entanto, muitas cafeteiras domésticas modernas vêm com filtros reutilizáveis de metal ou nylon, os quais, segundo suspeita do Dr. Willett, podem não remover esses compostos, já que os orifícios desses filtros são maiores do que os de tecido e papel.


Ainda assim, se você preferir café não filtrado, beber uma xícara ou duas por dia não deve ser problemático, afirma o Dr. Willett. “Mas se você costuma beber mais do que isso, pode influenciar no aumento do LDL e aumentar modestamente o risco de doença cardíaca”, acrescenta. (LDL é o colesterol conhecido popularmente como “ruim”.)


Tipos de café não filtrado


Alguns aficionados por café preferem a bebida não filtrada, que pode ser preparada de várias maneiras.


Uma maneira envolve misturar água fervente e grãos de café moídos grosseiramente em uma pequena jarra chamada prensa francesa, deixando-a em infusão por alguns minutos e, em seguida, pressionando um êmbolo de tela de metal do topo da jarra até o fundo para separar o líquido do pó do café. Já o café expresso, que é feito forçando a água quente através de grãos de café superfinos usando uma máquina de café expresso, é outro exemplo popular.


Ambos os métodos de preparo deixam mais compostos na bebida que aumentam o colesterol, em comparação com o café filtrado. No entanto, os níveis no expresso tendem a ser mais baixos do que no café de prensa francesa, e as pessoas também tendem a beber quantidades menores de expresso.


As vantagens dos polifenóis


Mas, e os outros compostos encontrados no café? Além de pequenas quantidades de magnésio, potássio e niacina, os grãos de café são carregados com potentes substâncias anti-inflamatórias conhecidas como polifenóis. Juntas, essas substâncias podem retardar a absorção de açúcar no sangue, ajudar as células a extrair açúcar do sangue e ajudar os vasos sanguíneos a se contraírem e relaxarem. Essas ações podem explicar por que o café está associado a uma taxa mais lenta de ganho de peso com a idade e a um menor risco de diabetes, bem como a um risco reduzido de morte por doenças cardiovasculares. “O café descafeinado parece ter benefícios semelhantes, o que sugere que os efeitos não estão relacionados à cafeína”, explica o Dr. Willett.


Os efeitos da cafeína não são tão positivos. Com o tempo, a cafeína pode aumentar um pouco o metabolismo, o que pode ajudar as pessoas a controlar seu peso. No entanto, a cafeína pode desencadear um aumento de curto prazo na pressão arterial e na frequência cardíaca, e algumas evidências sugerem que, no longo prazo, beber café pode aumentar a pressão arterial. Lembrando que as pessoas respondem diferente à cafeína. Algumas delas são particularmente sensíveis e desenvolvem batimentos cardíacos acelerados ou irregulares após uma única xícara de café.


Vários estudos sugerem que tomar café não parece tornar as pessoas mais propensas a desenvolver fibrilação atrial, um ritmo cardíaco irregular e rápido. Mas se você já tem essa condição (que pode causar tontura e aumentar o risco de AVC), preste muita atenção se a cafeína pode desencadear esses sintomas. Se isso acontecer, evite ou reduza o café – ou mude para o descafeinado.


Por fim, lembre-se de estar atento à gordura e às calorias que você pode adicionar ao seu café na forma de cremes e açúcar – especialmente o chantili e os xaropes açucarados que são populares em cafeterias. Esses podem adicionar muita gordura saturada e calorias vazias à sua dieta.


As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Assim, as informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. Por fim, nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.






 
 
 

Comentários


bottom of page