Micro e macro nutrientes
- Saude Longevidade

- 11 de jan. de 2021
- 1 min de leitura
Ouviu falar em macro e micronutrientes? Apesar de papéis distintos no nosso #organismo, essas duas categorias de nutrientes são importantes para a saúde.
Macronutrientes são as principais fontes de energia. Formados por carboidratos, gorduras, fibras e proteínas, são responsáveis por fornecer energia ao corpo.

Os carboidratos, cumprem função energética, porque são usados por células no processo respiratório, e encontrados em diferentes tipos de pães, batatas e cereais, como arroz e milho.
As gorduras mantêm a temperatura do corpo, auxiliam no transporte de vitaminas, protegem os órgãos vitais, e funcionam como fonte de energia. As insaturadas, que ajudam no colesterol, vem do abacate, peixes e oleaginosas.
Para o intestino, fibras: contribuem para o controle do trânsito intestinal e ajudam a reduzir os níveis de glicose. Encontradas em leguminosas, folhas verde-escuras e cereais integrais.
Já as proteínas — presentes em carnes, ovos, leites e derivados — ajudam a fortalecer os músculos, a produzir anticorpos e transportar oxigênio.
Composto por vitaminas e minerais, o grupo dos #micronutrientes contribuem para liberarem energia para o corpo. Só que, enquanto os #macronutrientes precisam ser consumidos em grande quantidade, esses podem ser com parcimônia — alguns miligramas por dia são suficientes!
Tanto as vitaminas hidrossolúveis quanto as lipossolúveis fazem parte dessa categoria. São importantes para o funcionamento do sistema nervoso e cardiovascular. Fortalecem a imunidade, os ossos, músculos, e a saúde da pele e dos cabelos.
Minerais como cálcio, ferro, sódio, potássio, iodo, cobre, zinco, manganês, flúor e magnésio são fundamentais para a manutenção dos tecidos do corpo. Podem ser encontrados em #alimentos como legumes, verduras, frutas, peixes, carnes vermelhas, ovos, leites e derivados.
Ou seja, para consumir os #nutrientes necessários, é fundamental manter uma #dieta diversificada!
.
.







Comentários