NUTRIÇÃO PARA LIDAR COM O ESTRESSE
- Essential Nutrition

- 21 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Matéria em parceria com a Essential Nutrition
Como muitas pessoas podem atestar, o estresse pode ter um efeito significativo no apetite e nos hábitos alimentares. Em uma emergência, o estresse desliga o desejo de comer. O hipotálamo produz o hormônio liberador de corticotropina, que suprime o apetite, e o cérebro diz às glândulas suprarrenais para bombear epinefrina. Esses sinais hormonais sinalizam ao corpo para desviar energia para outros assuntos mais urgentes do que comer.

A história muda se o estresse persistir. As glândulas adrenais também liberam cortisol, que aumenta o apetite e também pode aumentar a motivação, incluindo a vontade de comer. Se o estresse não desaparecer – ou se a resposta ao estresse de uma pessoa ficar presa na posição “ligada” – o cortisol pode permanecer elevado.
Alimentos ricos em gordura e açúcar parecem atenuar as respostas e emoções relacionadas ao estresse. Esses alimentos realmente parecem alimentos de “conforto”, pois neutralizam o estresse no momento imediato, contribuindo para o desejo induzido pelo estresse por esses alimentos. Mas, em longo prazo, esses alimentos relacionados ao estresse podem levar ao ganho de peso.
Pessoas estressadas também dormem menos, se exercitam menos e bebem mais álcool, o que também pode contribuir para o ganho de peso. Uma abordagem mais saudável se baseia na área (em expansão) da psiquiatria nutricional, que se concentra na conexão entre comida e seu humor – especialmente como sua dieta afeta os bilhões de bactérias que vivem em seu intestino, conhecido como microbioma intestinal.
Seu microbioma intestinal protege o revestimento dos seus intestinos, protegendo-os contra toxinas e bactérias “ruins”. Esse microbioma atua na absorção de nutrientes dos alimentos pelo seu corpo, limita a inflamação e ativa as vias neurais que circulam entre o intestino e o cérebro.
Dicas para melhorar sua saúde intestinal e o seu humor
As evidências ainda são limitadas, mas não há mal nenhum em tentar as seguintes dicas para melhorar sua saúde intestinal, o que também pode melhorar seu humor:
coma alimentos integrais e evite alimentos embalados ou altamente processados;
em vez de suco de frutas ou vegetais, considere aumentar a ingestão de frutas e vegetais frescos. Frutas congeladas sem adição de açúcares também são uma boa opção;
inclua grãos integrais e leguminosas ricos em fibras em sua dieta;
inclua alimentos ricos em probióticos, como iogurte natural sem adição de açúcares;
adicione alimentos fermentados, como kefir (sem açúcar), chucrute ou kimchi;
coma uma quantidade equilibrada de frutos do mar e aves magras e reduza o consumo de carne vermelha;
adicione uma variedade de frutas e vegetais frescos coloridos à sua dieta;
considere escolher produtos orgânicos.
Para saber mais sobre como gerenciar o estresse e aumentar a sua resiliência, acesse o e-book feito pela Harvard Health Publishing e traduzido por nós, especialmente para você.
Copyright 2020 pela Harvard University. Para termos de uso, consulte https://www.health.harvard.edu/terms-of-use. Copyright 2020 pela Harvard University. Para mais informações, veja https://www.health.harvard.edu/terms-of-use







Comentários