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Skincare trends 2023: o que esperar do mercado da beleza?

Matéria em parceria com a Essentia Noorskin


Descubra as 5 principais tendências de skincare que começam a surgir e como elas podem influenciar na escolha dos seus cosméticos.


O que as pessoas esperam dos produtos de skincare e por quê? O que elas levam em consideração na hora de escolher um cosmético para a sua rotina de cuidados diários?



A ascensão de alguns comportamentos, somada a mudanças econômicas, sociais, ambientais, entre outras, levam ao surgimento de tendências que influenciam a forma como os produtos são desenvolvidos e consumidos. De modo geral, são elas que ditam o que o mercado deve levar em consideração para que os seus consumidores se sintam satisfeitos e os seus produtos tenham sucesso.


Com base nisso, destacamos as 5 skincare trends 2023, de acordo com o levantamento realizado pela Worth Global Style Network (WGSN), maior autoridade em previsões sobre produtos e consumo do mundo. Vamos conferir o que vem por aí?


1. Skinimalismo


Menos é mais. O skinimalismo é uma tendência que considera produtos e rotinas simplificados para o cuidado com a pele. Pense, por exemplo, em uma rotina básica de skincare com 4 etapas: limpeza, tratamento, hidratação e proteção. Ela é muito diferente da rotina K-Beauty (Korean Beauty ou “beleza coreana”), que conta com 10 passos, sendo que os 4 primeiros estão relacionados apenas à limpeza da pele.


Na abordagem skinimalista, as rotinas de cuidados tendem a contar com produtos multifuncionais e com resultados comprovados, em que eficiência e eficácia são características fundamentais na escolha de cosméticos e de maquiagens. Afinal, a ideia é usar uma quantidade menor de produtos, mas sem deixar de lado a qualidade dos resultados. Decisões inteligentes que fazem bem para o bolso e para o planeta, uma vez que o desperdício deve ser reduzido.


Cosméticos multifuncionais


Com fórmulas aprimoradas, os produtos multifuncionais contêm ingredientes inteligentes e que atuam em sinergia, capazes de desempenhar diversas funções ao mesmo tempo. Um creme facial noturno, por exemplo, geralmente utilizado para hidratar, também pode reparar, suavizar linhas de expressão e melhorar a textura e elasticidade da pele. Ou seja, mais do que hidratação, ele ajuda no tratamento cutâneo.


Além de promover praticidade, os produtos multifuncionais reduzem a necessidade de inserir diversas etapas na sua rotina de skincare e de comprar uma grande quantidade de produtos para se obter o resultado desejado.


2. Práticas sustentáveis


Proteger as pessoas e o planeta deve ser a prioridade das marcas dos produtos de beleza em 2023. Isso, porque mudanças regenerativas, consumo consciente e valorização de negócios sociais e ambientalmente responsáveis devem ser priorizados pelos consumidores, que passam a rejeitar tudo que é tóxico para a saúde humana e para a natureza.


Nesse contexto, o conceito de clean beauty ganha força, por defender a elaboração de cosméticos de forma consciente, com fórmulas limpas e livres de ingredientes tóxicos, como parabenos, ftalatos, microplásticos, entre outros. Ainda, a transparência é uma das principais influências desse movimento, tornando selos e certificações importantes para que o consumidor tenha a certeza de que está comprando um produto seguro para si e para o meio ambiente.


Certificações e cosméticos seguros


Como o mercado da beleza possui uma variedade enorme de produtos, iniciativas que capacitem os consumidores para fazerem escolhas seguras e conscientes, promovendo saúde e um ambiente mais equilibrado e saudável, devem permanecer em alta.


Alguns exemplos nesse sentido, são as ações promovidas pelo grupo de trabalho EWG, que reúnem informações e disponibilizam ferramentas para informar e ajudar as pessoas na hora da compra. Entre elas estão o EWG Verified™, um selo que certifica cosméticos e produtos de cuidado pessoal livres de substâncias nocivas, e o Skin Deep®, um site com milhares de informações sobre produtos, marcas e ingredientes disponíveis no mercado e classificados de acordo com a sua segurança em relação à saúde humana.


3. Domínio do bem-estar


A preocupação com o autocuidado demanda cosméticos que oferecem benefícios à saúde do corpo além da estética da pele. Logo, beleza e saúde devem andar juntas no desenvolvimento de produtos e tratamentos que promovem não apenas o bem-estar físico, mas também mental.


Cada vez mais a ciência será uma aliada da beleza e do bem-estar, passando a se preocupar com ingredientes e fórmulas que atuam a partir do nível celular e auxiliam no equilíbrio e no fortalecimento do sistema natural da pele. Por isso, produtos livres de substâncias nocivas ao organismo e com ativos naturais, multifuncionais e relacionados ao microbioma da pele, devem ganhar cada vez mais destaque.


Ainda dentro dessa tendência, o skincare, por ser uma experiência sensorial, pode ser associado a momentos de atenção plena como um ritual para atenuar a ansiedade e tratar-se com carinho.


Mindful skincare routine


O conceito de mindful skincare routine, ou mindfulness skincare, reúne duas técnicas principais: a atenção plena e os cuidados com a pele. Desacelerar e acalmar a mente após um dia corrido ou com momentos estressantes, somado a uma experiência que instiga os sentidos, como massagear a pele gentilmente, sentir a textura dos produtos e ter consciência do momento presente, leva a uma sensação de relaxamento e bem-estar. É um dos caminhos para manter a mente tranquila, um corpo em equilíbrio e uma pele com mais saúde.


Produtos livres de ingredientes tóxicos


Fórmulas eficientes e livres de toxinas que podem causar o acúmulo de carga tóxica no organismo ganham ainda mais destaque. A preocupação com a saúde está ao lado da beleza e não mais em segundo plano. Por isso, cada vez mais, as marcas precisam entregar cosméticos limpos, seguros e com nutrientes que favorecem o organismo no seu processo de desintoxicação.


4. Biohacking e aceitação tecnológica


Sempre tendo a ciência como uma grande aliada, biohacking pode ser considerado um conjunto de ações realizadas para entender e otimizar o corpo, melhorando o seu desempenho. Algumas das suas técnicas já são muito conhecidas, como a meditação e o jejum.


Nesse sentido, os avanços na área de skincare devem focar em ingredientes bio-projetados com maior potência e melhores métodos de aplicação. Cada vez mais, ingredientes e produtos inovadores estão surgindo e ganhando a confiança dos consumidores devido à sua segurança e eficácia. Os nutricosméticos são um exemplo disso.


Nutricosméticos


Uma cápsula repleta de vitaminas, minerais, antioxidantes e outros nutrientes capazes de deixar a pele com mais viço, o cabelo com mais brilho e as unhas mais resistentes. Certamente os nutricosméticos representam uma inovação ao nutrir o corpo de dentro para fora, agregando elementos importantes em um suplemento de uso oral que complementa a rotina de cuidados pessoais, além de aliar saúde e beleza.


5. Comunidades intencionais


Os consumidores não querem mais apenas receber os produtos prontos, acabados, mas sim, participar da sua criação e desenvolvimento. Por isso, as marcas devem passar a incluí-los, assim como fazer parte de comunidades com grupos diversificados. A ideia aqui é realmente ser um participante e aprender com eles.


Nesse modelo de co-criação, os produtos são desenvolvidos com um propósito e devem gerar identificação com essas comunidades repletas de valores inegociáveis. Chegou a vez dos produtos sem fragrância, sem gênero e sem toxinas ganharem destaque, assim como os veganos, cruelty free e clean label, que estão cada vez mais em alta.


Nano-influenciadores digitais devem se tornar as vozes do mercado de beleza nas redes, fazendo com que a tecnologia aproxime ideais semelhantes e fortaleça um mesmo olhar e as comunidades intencionais.

 
 
 

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