
O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são disponibilizados na circulação sanguínea pelas Glândulas endócrinas como por exemplo o pâncreas, as suprarrenais , a tireoide ou diferentemente destas expelem substâncias para fora através das glândulas exócrinas como as sudoríparas.
Principais glândulas endócrinas.
1. Hipotálamo
2. Hipófise
3. Tiroide
4. Timo
5. Glândula suprarrenal
6. Pâncreas
7. Ovário
8. Testículo.
Frequentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino em conjunto com o sistema nervoso atua na coordenação e regulação das funções corporais.
Algumas das principais glândulas que constituem o sistema endócrino são: a hipófise, o hipotálamo, a tireoide, as suprarrenais, o pâncreas, as gônadas (os ovários e os testículos) e o tecido adiposo.
Endocrinologia é uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas.
As principais áreas de atuação do especialista, que é denominado
endocrinologista, são o tratamento de: diabetes, obesidade, doenças da tireoide, desordens da glândula hipófise, distúrbios da menstruação, menopausa , andropausa , distúrbios do crescimento, entre outros
A endocrinologia possui vários ramos de estudo, como a neuroendocrinologia, tireoide, obesidade e diabetes, adrenais, endocrinologia feminina e masculina, metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas, tumores neuroendócrinos e síndromes poliglandulares. E as alterações comportamentais podem também sofrer grande influência dos distúrbios hormonais . Enfim , a endocrinologia interage em várias interfaces , sendo ideal uma abordagem Integrativa e com visão funcional .
ENDOCRINOLOGIA
